Exposição sobre o 8 de Janeiro encerra temporada no Palácio Piratini
A exposição “8 de Janeiro: Restauração e Democracia”, realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), se despediu nesta terça-feira (16/12) do Palácio Piratini. A mostra esteve aberta ao público desde 16 de agosto, quando foi inaugurada, durante a celebração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural.
O projeto apresentou ao público registros de parte do processo de recuperação de 20 obras vandalizadas em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, e que foram restauradas por professores, estudantes e técnicos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel. As fotografias são da professora da UFPel e coordenadora-adjunta do projeto, Karen Caldas, do fotógrafo Nauro Júnior e de Mariana Alves, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A curadoria da exposição é dos professores da UFPel Lauer Santos, Roberto Heiden e Renan Espírito Santo.
Ao longo do período em que esteve em cartaz, no vestíbulo superior da Ala Governamental, a mostra recebeu visitantes de diferentes faixas etárias, incluindo estudantes e público em geral, que participaram das visitas mediadas ao Palácio.