Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Encontro no Palácio Piratini apresenta casos de preservação do patrimônio histórico

0C8A5048
Encontro reuniu público no Salão Alberto Pasqualini. - Foto: Alvaro Bonadiman

O Palácio Piratini, em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), realizou, na tarde desta sexta-feira (25/4), o curso Preservação no Palácio Piratini: Desafios e Experiências no Patrimônio Histórico. A atividade reuniu especialistas e público interessado no Salão Alberto Pasqualini para tratar sobre conservação e restauro do acervo e sobre os desafios envolvidos na preservação de edificações históricas a partir de experiências implementadas na sede governamental.   

A atividade iniciou com o conservador-restaurador Tarsis Gradaschi, que apresentou um relato sobre o trabalho de recuperação de conjuntos de mobiliário Histórico originalmente encomendado para a Ala Residencial do Piratini na década de 1920. Os “móveis brancos”, como são conhecidos, estavam em péssimas condições devido especialmente a ação de cupins.  

O profissional relatou todo o percurso para recuperação do mobiliário e os desafios envolvidos no processo, como a confecção de ferramentas exclusivas e a recomposição de peças. Tarsis ainda falou os efeitos da enchente de 2024, que atingiram a sua oficina e danificou parte do trabalho já executado.   

Na sequência, a mesa “Experiência e resultados da Oficina de Restauro na conservação permanente do Palácio Piratini” trouxe relatos de ações de preservação desenvolvidas na própria sede do governo, com mão de obra própria, como a remoção de verniz das portas de madeira e a recuperação de ferragens de portas e janelas. Os relatos foram conduzidos por Mateus Gomes, diretor-executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini.  

"Restaurar algo não termina em uma ação específica. É preciso seguir vigilante para que consigamos manter. E a Oficina de Restauro é uma peça fundamental para isso”, comentou.  

A palestra também apresentou outras formas encontradas pelo Piratini para garantir a menutenção do acervo, como o acordo de cooperação ténica com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A conservadora-restauradora Magda Villanova, da UFPel, que participou da recuperação de 17 obras de cavalete do Piratini, relatou como foi o processo e os apreendizados obtidos com a experiência, à  época como aluna do curso de Conservação e Restauro de Bens Móveis.  

Fechando o evento, a produtora cultural Thaís Feijó, do Instituto Histórico e Geográfico do Rui Grande do Sul, o arquiteto e urbanista do Palácio Piratini Marcio Mello e o representante da RSB Soluções Rodrigo Breier trouxeram a experiência de implementação do Plano de Prevenção Contra Incêndios do Palácio para a plateia. Entre os desafios apresentados, foram listados a necessidade de adequação do plano a um prédio histórico tombado, aos diferentes usos do Piratini e às diferenças existentes entre cada um dos ambientes que compõem a edificação.  

 

Contrapartida  

 

A realização do curso foi uma contrapartida do projeto de implantação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) do Palácio (Pronac 185355), viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realização Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. O projeto conta com os patrocínios de Gerdau e Banrisul Pagamentos/Vero e com o copatrocínio de Santander Brasil.  

O projeto cultural foi desenvolvido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), que mantém com o Palácio, desde 2016, um protocolo para realização de ações conjuntas voltadas para a proteção do patrimônio tombado da sede do governo. 

Mais notícias

0C8A2255

Servidores do Palácio Piratini recebem capacitação para atuação como brigadistas de incêndio

Cerca de 40 servidores do Palácio Piratini, sede do governo do Estado, participaram nesta quarta-feira (9/7) de um curso para atuação como brigadistas de incêndio. A capacitação atende à Norma Técnica 15 (NT-15) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio...

-

Palácio Piratini recebe quase 600 visitantes em comemoração aos seus 104 anos

O Palácio Piratini, sede do p oder Executivo do Rio Grande do Sul, abriu as portas ao público no último sábado (17/5) para celebrar seus 104 anos de história. A ação especial de visitação atraiu  58 0 pessoas, que puderam conhecer de perto a...

-

Filha de Aldo Locatelli visita Palácio Piratini

O Palácio Piratini recebeu, na quinta (8/5) e na sexta-feira (9/5), a visita de Cristiana Locatelli . Ela  é filha do pintor Aldo Locatelli, responsável pela pintura dos 23 murais que ornamentam os salões Alberto Pasqualini, Negrinho do...

Palácio Piratini