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Equipe do Palácio Piratini realiza visita técnica à sede do governo de São Paulo

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Servidores foram recepcionados pela equipe do Acervos dos Palácios. - Foto: Alvaro Bonadiman

Servidores do Palácio Piratini que desenvolvem o trabalho educativo e de mediação cultural da instituição realizaram, na terça (17/12) e na quarta-feira (18/12), visitas técnicas a espaços culturais de referência em São Paulo. Entre as instituições visitadas esteve o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista e residência oficial do governador.  

No local, os profissionais foram recepcionados pela equipe do Acervo dos Palácios, que é responsável pela conservação, exposição e divulgação de obras de arte e objetos históricos do Bandeirantes e do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. Durante o encontro, o objetivo foi trocar experiências sobre a gestão patrimonial e o trabalho educativo promovido por ambas as sedes de governo.  

Os temas abordados incluíram formas para equilibrar as demandas da agenda governamental a uma política de proteção do patrimônio histórico e artístico, métodos de mediação de visitas, gestão de equipes e elaboração de materiais gráficos educativos.  

O Palácio Piratini não é um museu nem um centro cultural, mas possui demandas dessa natureza, como a necessidade de proteção dos acervos e a procura do público para a visitação. Ao mesmo tempo, mantém também suas demandas enquanto sede do governo do estado e residência do governador. Equilibrar essas diferentes necessidades é um desafio, e a troca de ideias e soluções com instituições que vivenciam a mesma realidade é fundamental para que possamos avançar com criatividade, sempre qualificando nosso trabalho e o serviço ofertado aos gaúchos”, afirmou Mateus Gomes, diretor-executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini, que esteve presente no encontro.  

Além do Bandeirantes, estiveram no roteiro da equipe o Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu de Arte de São Paulo (MASP),  Museu da Língua Portuguesa, Theatro Municipal de São Paulo e o Museu do Ipiranga. Nestes locais, também a partir de trocas com integrantes dos setores educativos, foram observados tópicos como expografia, ferramentas para acessibilidade e uso de recursos tecnológicos, estruturação e qualificação de equipes, formas de recepção aos visitantes e métodos de mediação cultural. 

Os conhecimentos adquiridos servirão como inspiração para o aprimoramento do trabalho educativo realizado no Piratini, que deverá ser expandido em 2025 por meio da criação de um programa de visitação e da elaboração de materiais pedagógicos para professores. 

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