Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Equipe do Palácio Piratini realiza visita técnica à sede do governo de São Paulo

REL BANDEIRANTES 52
Servidores foram recepcionados pela equipe do Acervos dos Palácios. - Foto: Alvaro Bonadiman

Servidores do Palácio Piratini que desenvolvem o trabalho educativo e de mediação cultural da instituição realizaram, na terça (17/12) e na quarta-feira (18/12), visitas técnicas a espaços culturais de referência em São Paulo. Entre as instituições visitadas esteve o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista e residência oficial do governador.  

No local, os profissionais foram recepcionados pela equipe do Acervo dos Palácios, que é responsável pela conservação, exposição e divulgação de obras de arte e objetos históricos do Bandeirantes e do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. Durante o encontro, o objetivo foi trocar experiências sobre a gestão patrimonial e o trabalho educativo promovido por ambas as sedes de governo.  

Os temas abordados incluíram formas para equilibrar as demandas da agenda governamental a uma política de proteção do patrimônio histórico e artístico, métodos de mediação de visitas, gestão de equipes e elaboração de materiais gráficos educativos.  

O Palácio Piratini não é um museu nem um centro cultural, mas possui demandas dessa natureza, como a necessidade de proteção dos acervos e a procura do público para a visitação. Ao mesmo tempo, mantém também suas demandas enquanto sede do governo do estado e residência do governador. Equilibrar essas diferentes necessidades é um desafio, e a troca de ideias e soluções com instituições que vivenciam a mesma realidade é fundamental para que possamos avançar com criatividade, sempre qualificando nosso trabalho e o serviço ofertado aos gaúchos”, afirmou Mateus Gomes, diretor-executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini, que esteve presente no encontro.  

Além do Bandeirantes, estiveram no roteiro da equipe o Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu de Arte de São Paulo (MASP),  Museu da Língua Portuguesa, Theatro Municipal de São Paulo e o Museu do Ipiranga. Nestes locais, também a partir de trocas com integrantes dos setores educativos, foram observados tópicos como expografia, ferramentas para acessibilidade e uso de recursos tecnológicos, estruturação e qualificação de equipes, formas de recepção aos visitantes e métodos de mediação cultural. 

Os conhecimentos adquiridos servirão como inspiração para o aprimoramento do trabalho educativo realizado no Piratini, que deverá ser expandido em 2025 por meio da criação de um programa de visitação e da elaboração de materiais pedagógicos para professores. 

Mais notícias

55177859526 2b472aefed k

Palácio Piratini abre para visitação guiada nos dias 23 e 24 de maio

Nos dias 23 e 24 de maio, o Palácio Piratini promove mais um final de semana de visitas mediadas, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer as alas Governamental e Residencial do edifício histórico. A atividade é gratuita, com inscrições a...

-

Palácio Piratini abre para visitas nos dias 25 e 26 de abril

A visita especial de final de semana do Palácio Piratini, um dos roteiros mais procurados pelo público, já tem   nov a edição confirmada.  Em abril, a atividade ocorre nos dias 25 e 26, no último final de semana do mês.  As inscrições, que...

-

Palácio Piratini retoma programação de visitas aos finais de semana

Após uma pausa entre dezembro e fevereiro, o   Palácio Piratini retoma   n este mês a programação   de visitas guiadas   de   finais de semana, iniciativa   mensal   que permite ao público conhecer de   maneira mais ampla...

Palácio Piratini