Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini fará sua primeira live

Como forma de divulgar sua série Retratos do Gaúcho, a live debaterá qual é esse retrato hoje

Capa v6 (1)
08105442-capa-v6-1.png

A primeira live oficial dos canais do Palácio Piratini ocorrerá na próxima quarta-feira (13/10) e irá discutir qual o retrato do gaúcho hoje, pergunta que rege a série Retratos do Gaúcho. A conversa contará com a presença de Liliana Cardoso, a patrona dos festejos Farroupilha de 2021, a doutora em história Luciana de Oliveira, e o jornalista Manoel Soares. A apresentação ficará por conta de Deborah Anttuart. 

A principal questão a ser debatida na live é, também, a pergunta que rege a série Retratos do Gaúcho, lançada no dia 23 de setembro, disponível no YouTube e no site do Palácio.

Os convidados

Manoel Soares

Jornalista, ativista social e co-fundador da Central Única de Favelas (CUFA), é baiano, mas mudou-se para Porto Alegre em 1997, e chegou a ser morador de rua na capital gaúcha. Ficou conhecido por trabalhar na RBS TV.

Liliana Cardoso

Declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias e ativista cultural. Também é vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do RS. Liliana define que “está há 36 anos espalhando a cultura gaúcha”.

Luciana de Oliveira

Professora e pós-doutoranda em História pela Unisinos, tem em seu foco de pesquisa Aldo Locatelli e as pinturas do Palácio Piratini e, também, a representação do gaúcho nessas pinturas. 

Retratos do Gaúcho

A série busca explicar a formação imagética do gaúcho por meio das obras de arte encomendadas para o Palácio Piratini, desde Borges de Medeiros e Carlos Barbosa, até as exposições atuais. A doutora em história da arte, Luciana de Oliveira é a fonte oficial do documentário, que conta, também, com participação da Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araújo, e da professora doutora do curso Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFPel, Andrea Lacerda Bachettini.

Mais notícias

Príncipe Custódio, o Príncipe negro da capital gaúcha

Palácio Piratini lança seu primeiro documentário

O Palácio Piratini lança seu primeiro documentário hoje, 23, encerrando a programação dedicada ao Cinquentenário da Consciência Negra no Rio Grande do Sul. Custódio, o Príncipe de Porto Alegre está disponível no canal do YouTube e no site do...

DSC02910 (1)

Palácio Piratini é pauta em evento de gastronomia

Na quinta-feira (18) a série A Cozinha do Palácio Piratini foi tema da palestra do evento Mesa São Paulo, na área de Tendências. A série estava representada por Mateus Gomes, responsável pelas atividades do Centenário do Palácio Piratini, Eder...

DSC06852

Primeira temporada da série Encontros chega ao fim

O Palácio Piratini se despede hoje (8) da primeira temporada da série Encontros, em que artistas eram convidados para exibirem seus trabalhos no Palácio Piratini. Com 17 episódios, que mesclam declamação de poemas, danças e músicas, a série trouxe a...

Palácio Piratini