Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini fará sua primeira live

Como forma de divulgar sua série Retratos do Gaúcho, a live debaterá qual é esse retrato hoje

Capa v6 (1)
08105442-capa-v6-1.png

A primeira live oficial dos canais do Palácio Piratini ocorrerá na próxima quarta-feira (13/10) e irá discutir qual o retrato do gaúcho hoje, pergunta que rege a série Retratos do Gaúcho. A conversa contará com a presença de Liliana Cardoso, a patrona dos festejos Farroupilha de 2021, a doutora em história Luciana de Oliveira, e o jornalista Manoel Soares. A apresentação ficará por conta de Deborah Anttuart. 

A principal questão a ser debatida na live é, também, a pergunta que rege a série Retratos do Gaúcho, lançada no dia 23 de setembro, disponível no YouTube e no site do Palácio.

Os convidados

Manoel Soares

Jornalista, ativista social e co-fundador da Central Única de Favelas (CUFA), é baiano, mas mudou-se para Porto Alegre em 1997, e chegou a ser morador de rua na capital gaúcha. Ficou conhecido por trabalhar na RBS TV.

Liliana Cardoso

Declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias e ativista cultural. Também é vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do RS. Liliana define que “está há 36 anos espalhando a cultura gaúcha”.

Luciana de Oliveira

Professora e pós-doutoranda em História pela Unisinos, tem em seu foco de pesquisa Aldo Locatelli e as pinturas do Palácio Piratini e, também, a representação do gaúcho nessas pinturas. 

Retratos do Gaúcho

A série busca explicar a formação imagética do gaúcho por meio das obras de arte encomendadas para o Palácio Piratini, desde Borges de Medeiros e Carlos Barbosa, até as exposições atuais. A doutora em história da arte, Luciana de Oliveira é a fonte oficial do documentário, que conta, também, com participação da Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araújo, e da professora doutora do curso Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFPel, Andrea Lacerda Bachettini.

Mais notícias

Comitiva da Unipampa na foto de Giane Vargas, na exposição Donas da História.

Comitiva da Unipampa visita o Palácio Piratini

Na tarde desta sexta-feira, 10, o reitor da Unipampa, Roberlaine Jorge, e a comitiva composta por professores, técnicos e alunos, visitaram o Palácio Piratini. O grupo aproveitou a visita para ver a Exposição Donas da História, em que a professora da...

Príncipe Custódio, o Príncipe negro da capital gaúcha

Palácio Piratini lança seu primeiro documentário

O Palácio Piratini lança seu primeiro documentário hoje, 23, encerrando a programação dedicada ao Cinquentenário da Consciência Negra no Rio Grande do Sul. Custódio, o Príncipe de Porto Alegre está disponível no canal do YouTube e no site do...

DSC02910 (1)

Palácio Piratini é pauta em evento de gastronomia

Na quinta-feira (18) a série A Cozinha do Palácio Piratini foi tema da palestra do evento Mesa São Paulo, na área de Tendências. A série estava representada por Mateus Gomes, responsável pelas atividades do Centenário do Palácio Piratini, Eder...

Palácio Piratini