Palácio Piratini lança exposição em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre
Localizada no terraço do Palácio, a mostra “Questão de Tempo” ficará aberta até final de abril

A nova exposição do Palácio Piratini, “Questão de Tempo”, celebra os 250 anos de Porto Alegre e está aberta para visitações até o final de abril. Com curadoria de Fernando Bueno e Andrea Pires, a mostra conta com fotografias atuais da capital, distribuídas juntamente com fotos antigas do arquivo do Palácio. As imagens estão distribuídas circularmente no terraço, como em uma sequência de Fibonacci, contando um pouco sobre como as histórias da capital gaúcha se mesclam com a trajetória palaciana.
A ideia da exposição surgiu da oportunidade de transformar o clássico calendário da Impresul em uma mostra. Publicado desde 1998, o calendário é uma tradição no meio fotográfico, pois reúne os melhores fotógrafos do nosso estado e tem a finalidade de arrecadar fundos para instituições de caridade. A partir dessa ideia, percebeu-se que o terraço nunca fora usado para eventos ou acontecimentos desde o episódio da legalidade, na década de 1960. Fernando Bueno foi o responsável pela seleção das 12 imagens do calendário, feitas por artistas emergentes e renomados, e Andrea fez a curadoria da exposição, com a escolha das fotos históricas. Todos os detalhes foram pensados para preservar a estética palaciana e unir a história do palácio com os 250 anos da capital gaúcha.
Para o curador Fernando Bueno, a exposição é de grande importância, pois é uma oportunidade da população conhecer a história de Porto Alegre e da Sede do Executivo. Além disso, ocupar o Palácio com obras é reconhecer que a arte e a cultura fazem parte da formação da sociedade. Fernando argumenta que a exposição vai entrar para a história do Palácio, de Porto Alegre e da fotografia gaúcha e brasileira.
A curadora Andrea aponta que construir uma exposição em forma de espiral é um convite para que os visitantes embarquem em uma viagem no tempo. Na face externa, estão as fotografias com molduras do Piratini. Na face interna, um passeio pela história do Palácio. “Uma grande homenagem à cidade de Porto Alegre e ao povo gaúcho”, complementa Andreia.
O calendário conta com fotografias de Fernando Bueno (capa), Clóvis Dariano, Dudu Contursi, Alexandre Eckert, Luiz Carlos Felizardo, Leopoldo Plentz, Eurico Salis, Paulinho Araújo, Raul Krebs, Ruy Varella, Douglas Fischer, Guilherme Lund e Pedro Milanez. O design foi de Sandro Fetter.
No próximo final de semana, o Palácio Piratini estará aberto para o tour guiado pelas Alas Governamental e Residencial. Durante o tour, os visitantes poderão contemplar a exposição “Questão de Tempo”. Para conhecer o Palácio e a Exposição, é preciso realizar o agendamento pelo site. Os horários disponíveis são: sábado, às 8h30 e às 16h, e domingo, às 9h, às 11, às 14h e às 16h.
Texto: Ana Julia Zanotto
Edição: Stéfani Fontanive
Questão de Tempo
Questão de Tempo Crédito: Palácio Piratini