Palácio Piratini lança seu primeiro documentário
Contando a história do Príncipe Custódio, filme encerra a programação dedicada ao Dia da Consciência Negra

O Palácio Piratini lança seu primeiro documentário hoje, 23, encerrando a programação dedicada ao Cinquentenário da Consciência Negra no Rio Grande do Sul. Custódio, o Príncipe de Porto Alegre está disponível no canal do YouTube e no site do Piratini. O documentário de 32 minutos conta com entrevistas com historiadores, professores, líderes religiosos e produtores culturais, todos com um objetivo: explicar quem é e qual a importância de Custódio Joaquim de Almeida.
Quem foi o Príncipe Custódio?
Custódio Joaquim de Almeida foi uma importante personalidade de Porto Alegre no século XX. Africano, veio para o Brasil como homem livre. Na capital gaúcha, frequentava a elite. Trabalhava como canoeiro e também era um conhecido turfman. Morador do bairro Cidade Baixa, manteve relações com importantes políticos, como Julio de Castilhos, Carlos Barbosa e Borges de Medeiros.
Seu nome é cercado de mitos e lendas: como e por que veio para o Brasil? Era realmente um príncipe? É ele o responsável pelo Assentamento de Bará no Mercado Público de Porto Alegre? Há um assentamento no Palácio Piratini? Todas essas perguntas - e outras - são discutidas no documentário.
Veja aqui o documentário:
Custódio, o príncipe de Porto Alegre | Palácio Piratini 100 anos
Documentário sobre Custódio de Almeida, conhecido como Príncipe Custódio, uma das personalidades mais importantes da cultura negra gaúcha e também na fundação do Batuque no Rio Grande do Sul. Crédito: Palácio Piratini