Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini passa por escaneamento a laser para adoção da metodologia BIM

-
Metodologia permite a criação de um modelo 3D da edificação.

Foi concluído na última semana o processo de escaneamento a laser das superfícies externas e dos ambientes internos do Palácio Piratini. O procedimento tem por objetivo a adoção da tecnologia BIM (Building Information Modeling, ou modelagem da informação da construção), que vai permitir a criação de um modelo informacional tridimensional da edificação. O trabalho, que durou 15 dias, foi executado por uma empresa especializada e acompanhado por servidores.

O uso da tecnologia vai permitir que a equipe técnica de conservação do Palácio, composta arquitetos, engenheiros, restauradores e outros profissionais, colabore e compartilhe informações em tempo real, melhorando a eficiência e a qualidade dos projetos. O modelo 3D criado também fornecerá uma visão virtual das intervenções antes da execução física, permitindo a simulação e  teste de diferentes cenários e soluções.

Quando aplicada a edificações históricas, como o Palácio Piratini, que demandam a documentação de elementos arquitetônicos mais complexos, a metodologia é chamada de Heritage Building Information Modeling (H-BIM). “H-BIM incorpora técnicas de escaneamento a laser, fotogrametria e modelagem paramétrica para capturar detalhes, como ornamentos em fachadas. Além disso, a gestão de dados no H-BIM prioriza a contextualização histórica, considerando mudanças ao longo do tempo e fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões em relação à conservação do patrimônio cultural edificado”, explicou o arquiteto Leonardo Valerão.

A implementação da metodologia no Palácio Piratini também é relevante por garantir um registro digital da edificação histórica, enfatizando o compromisso do Estado com a promoção da inovação tecnológica aplicada à preservação do patrimônio cultural.

“O Piratini é uma construção do tempo e da coletividade. Muitas pessoas contribuíram para que este prédio fosse erguido e terminado, cada governo foi dando sua contribuição e forjando as características de sua ocupação. Cem anos se passaram e agora estamos contribuindo mais uma vez com este desdobramento, modernizando e organizando os processos de conservação e projetando uma metodologia de preservação adequada aos novos tempos, unindo passado, presente e futuro em uma otimista perspectiva”, avaliou o diretor executivo do Departamento de Conservação e Memória do Palácio, Mateus Gomes.

Sobre a metodologia BIM

A adoção da metodologia BIM é uma tendência mundial e já se tornou uma exigência em diversos países para projetos financiados com recursos públicos, visando garantir eficiência e transparência nos processos de construção e manutenção de obras públicas. No Brasil, a transição para a metodologia BIM na Administração Pública direta e indireta é estimulada pela nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133, de 1° de abril de 2021), que tornou sua adoção preferencial em processos de contratação de obras e serviços de engenharia.

A iniciativa de implantação da metodologia BIM no Palácio Piratini faz parte das ações integradas da Estratégia BIMGov-RS, instituída pelo Decreto Estadual nº 56.311/22. A Estratégia busca incentivar a aplicação de novas ferramentas digitais e metodologias de elaboração de projeto, orçamento e fiscalização das obras públicas estaduais, visando a inovação tecnológica, a modernização de processos, uma maior transparência e a otimização do uso de recursos públicos. Dentre as principais vantagens da adoção dessa tecnologia para o serviço público, está a maior precisão de projetos, orçamentos e cronogramas, o que deve minimizar a ocorrência de aditivos de prazos e valores.

Mais notícias

-

Obra histórica encomendada por Borges de Medeiros passa por primeira etapa de restauração

A jornada para recuperação de uma das pinturas de hi s tória mais significativas da arte do Rio Grande do Sul começ ou nesta segunda-feira (10/3). Uma equipe do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da...

-

Com obras em reta final, primeiro ambiente da Casa Militar é entregue

O movimento de mesas e cadeiras marcou a reocupação do Gabinete da Casa Militar. O espaço, no térreo do Palácio Piratini, é o primeiro ambiente a ter o uso retomado em meio às obras que acontecem no local. A partir desta segunda-feira (10/2), a sala...

-

Prédio da Casa Civil recebe cápsula do tempo durante restauro final

Às vésperas do término das obras do prédio da Casa Civil, na rua Duque de Caxias, um gesto simbólico reforça a conexão entre passado, presente e futuro. Uma cápsula do tempo foi colocada na porta principal da edificação na manhã desta quinta-feira...

Palácio Piratini