Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini passa por escaneamento a laser para adoção da metodologia BIM

-
Metodologia permite a criação de um modelo 3D da edificação.

Foi concluído na última semana o processo de escaneamento a laser das superfícies externas e dos ambientes internos do Palácio Piratini. O procedimento tem por objetivo a adoção da tecnologia BIM (Building Information Modeling, ou modelagem da informação da construção), que vai permitir a criação de um modelo informacional tridimensional da edificação. O trabalho, que durou 15 dias, foi executado por uma empresa especializada e acompanhado por servidores.

O uso da tecnologia vai permitir que a equipe técnica de conservação do Palácio, composta arquitetos, engenheiros, restauradores e outros profissionais, colabore e compartilhe informações em tempo real, melhorando a eficiência e a qualidade dos projetos. O modelo 3D criado também fornecerá uma visão virtual das intervenções antes da execução física, permitindo a simulação e  teste de diferentes cenários e soluções.

Quando aplicada a edificações históricas, como o Palácio Piratini, que demandam a documentação de elementos arquitetônicos mais complexos, a metodologia é chamada de Heritage Building Information Modeling (H-BIM). “H-BIM incorpora técnicas de escaneamento a laser, fotogrametria e modelagem paramétrica para capturar detalhes, como ornamentos em fachadas. Além disso, a gestão de dados no H-BIM prioriza a contextualização histórica, considerando mudanças ao longo do tempo e fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões em relação à conservação do patrimônio cultural edificado”, explicou o arquiteto Leonardo Valerão.

A implementação da metodologia no Palácio Piratini também é relevante por garantir um registro digital da edificação histórica, enfatizando o compromisso do Estado com a promoção da inovação tecnológica aplicada à preservação do patrimônio cultural.

“O Piratini é uma construção do tempo e da coletividade. Muitas pessoas contribuíram para que este prédio fosse erguido e terminado, cada governo foi dando sua contribuição e forjando as características de sua ocupação. Cem anos se passaram e agora estamos contribuindo mais uma vez com este desdobramento, modernizando e organizando os processos de conservação e projetando uma metodologia de preservação adequada aos novos tempos, unindo passado, presente e futuro em uma otimista perspectiva”, avaliou o diretor executivo do Departamento de Conservação e Memória do Palácio, Mateus Gomes.

Sobre a metodologia BIM

A adoção da metodologia BIM é uma tendência mundial e já se tornou uma exigência em diversos países para projetos financiados com recursos públicos, visando garantir eficiência e transparência nos processos de construção e manutenção de obras públicas. No Brasil, a transição para a metodologia BIM na Administração Pública direta e indireta é estimulada pela nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133, de 1° de abril de 2021), que tornou sua adoção preferencial em processos de contratação de obras e serviços de engenharia.

A iniciativa de implantação da metodologia BIM no Palácio Piratini faz parte das ações integradas da Estratégia BIMGov-RS, instituída pelo Decreto Estadual nº 56.311/22. A Estratégia busca incentivar a aplicação de novas ferramentas digitais e metodologias de elaboração de projeto, orçamento e fiscalização das obras públicas estaduais, visando a inovação tecnológica, a modernização de processos, uma maior transparência e a otimização do uso de recursos públicos. Dentre as principais vantagens da adoção dessa tecnologia para o serviço público, está a maior precisão de projetos, orçamentos e cronogramas, o que deve minimizar a ocorrência de aditivos de prazos e valores.

Mais notícias

Fachada 1005

Prédio 1005 tem fachada e estrutura interna revitalizadas

O prédio da Secretaria da Casa Civil, localizado na Rua Duque de Caxias, número 1005, no Centro de Porto Alegre, vem recebendo melhorias realizadas com o propósito de requalificar a edificação histórica, que faz parte do Complexo Palácio Piratini. As...

Imagem tema do episódio foi registrada nos anos 2000. - Foto: Acervo Fotográfico e Audiovisual do Palácio Piratini/MuseCom - Colorida por IA

A série Retratos da História homenageia os povos indígenas

A presença e importância dos povos indígenas foram retratadas em mais um episódio da série Retratos da História. O episódio desta sexta-feira (19/4), data que celebra os povos originários, relembrou momentos em que lideranças indígenas estiveram...

-

Reforma do quarto pavimento do Palácio Piratini entra na reta final

O quarto andar da Ala Governamental, espaço de uso administrativo do Palácio Piratini, e ntrou na fase final de requalificação. E m andamento desde janeiro de 2023, a obra passa pelos últimos ajustes, que incluem tratamento de...

Palácio Piratini