Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini prepara programa de visitação e material pedagógico voltados para professores e alunos

-
Comissão curadora de conteúdo avalia materiais para todos os níveis de ensino. - Foto: Álvaro Bonadiman

Símbolo político e guardião de importante acervo cultural do Rio Grande do Sul, o Palácio Piratini vem se tornando espaço cada vez mais procurado por professores e alunos vindos de diferentes regiões do estado. Pensando nesse público, uma equipe de profissionais das áreas da história, museologia e arte-educação foi formada para estruturar roteiros e conteúdos que ajudem os educadores a transformar as referências vistas durante a visitação em atividades dentro das salas de aula.

A comissão curadora de conteúdo é formada pela diretora do Museu Júlio de Castilhos, Doris Couto, pela doutora em História e integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), Luciana de Oliveira, e pelo arte-educador Bráulio Fonseca. Eles atuarão juntamente com os servidores que hoje já realizam as mediações das visitas guiadas no Palácio para elaborar material de apoio e atividades pedagógicas que estimulem a intersecção da história e do acervo do Piratini com a História do Rio Grande do Sul e com a História da Arte gaúcha.

Todo o material será pensado para contemplar desde os ingressantes do ensino básico até alunos do ensino superior, tendo como referências as iniciativas educativas que vêm sendo implementadas nos principais museus e centros culturais do país.

“O nosso foco agora é pensar nesses grupos específicos e em como que a gente pode trabalhar para tornar a visita muito mais atrativa e agregadora de conhecimento para cada um. A nossa preocupação é pensar nas especificidades desses grupos, dessas faixas etárias e desse processo de ensino, contemplando não só o momento da visita em si, mas também o antes e o depois, desde a preparação do professor”, explicou Luciana.

A previsão é de que o material seja finalizado e apresentado em maio, mês em que o Palácio Piratini comemorará 103 anos.

Mais notícias

-

Acendimento da Chama Crioula dá início à Semana Farroupilha 2024

Gerada em Alegrete, na Fronteira Oeste do Estado, em 18 de agosto, a centelha da Chama Crioula chegou ao candeeiro do Palácio Piratini na manhã deste sábado (14/9) ao toque do Clarim da Vitória. Conduzido pelo vice-governador Gabriel Souza, o ato de...

-

Palácio Piratini recebe equipe do MACRS para avaliação preventiva de obras de arte

O Palácio Piratini recebeu, nesta terça-feira (10/9), uma equipe do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituição vinculada à Secretaria da Cultura, para uma primeira inspeção técnica em obras do acervo do museu que estão...

-

Vagas para visita especial de setembro do Palácio Piratini estão esgotadas

As vagas para a próxima visitação especial de final de semana do Palácio Piratini, marcada para os dias 14 e 15 de setembro, estão esgotadas. As 300 inscrições foram preenchidas nesta segunda-feira (9/9), menos de duas horas após a abertura. Quem...

Palácio Piratini