Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini prepara programa de visitação e material pedagógico voltados para professores e alunos

-
Comissão curadora de conteúdo avalia materiais para todos os níveis de ensino. - Foto: Álvaro Bonadiman

Símbolo político e guardião de importante acervo cultural do Rio Grande do Sul, o Palácio Piratini vem se tornando espaço cada vez mais procurado por professores e alunos vindos de diferentes regiões do estado. Pensando nesse público, uma equipe de profissionais das áreas da história, museologia e arte-educação foi formada para estruturar roteiros e conteúdos que ajudem os educadores a transformar as referências vistas durante a visitação em atividades dentro das salas de aula.

A comissão curadora de conteúdo é formada pela diretora do Museu Júlio de Castilhos, Doris Couto, pela doutora em História e integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), Luciana de Oliveira, e pelo arte-educador Bráulio Fonseca. Eles atuarão juntamente com os servidores que hoje já realizam as mediações das visitas guiadas no Palácio para elaborar material de apoio e atividades pedagógicas que estimulem a intersecção da história e do acervo do Piratini com a História do Rio Grande do Sul e com a História da Arte gaúcha.

Todo o material será pensado para contemplar desde os ingressantes do ensino básico até alunos do ensino superior, tendo como referências as iniciativas educativas que vêm sendo implementadas nos principais museus e centros culturais do país.

“O nosso foco agora é pensar nesses grupos específicos e em como que a gente pode trabalhar para tornar a visita muito mais atrativa e agregadora de conhecimento para cada um. A nossa preocupação é pensar nas especificidades desses grupos, dessas faixas etárias e desse processo de ensino, contemplando não só o momento da visita em si, mas também o antes e o depois, desde a preparação do professor”, explicou Luciana.

A previsão é de que o material seja finalizado e apresentado em maio, mês em que o Palácio Piratini comemorará 103 anos.

Mais notícias

Jornalistas colorida (2)

Episódio especial de Retratos da História homenageia os jornalistas

O trabalho da imprensa e dos jornalistas foi lembrando com o lançamento de um episódio extra de Retratos da História. Tradicionalmente publicado nas quintas-feiras, o capítulo especial foi ao ar no domingo (7/4), data em que foi celebrado o Dia do...

Cozinha do Palácio Piratini, chef Denis Rodrigues

Terceiro episódio de A Cozinha do Palácio já está no ar

Já está disponível no Instagram e no YouTube o terceiro episódio da segunda temporada da série gastronômica A Cozinha do Palácio. Sob o comando de Denis Rodrigues, um dos chefs de cozinha do Piratini, o novo episódio traz como ingrediente de...

-

A partir de registro dos anos 1950, Retratos da História destaca a beleza da dança

No terceiro episódio da segunda temporada, publicado nesta quinta-feira (4/4 ) no Instagram do Palácio Piratini , a série Retratos da História exalta a dança como manifestação artística e cultural. A partir de uma fotografia dos anos...

Palácio Piratini