Palácio Piratini recebe centenas de pessoas no primeiro fim de semana de visitas do ano

O Palácio Piratini realizou, nos dias 29 e 30 de março, a primeira edição de 2025 das visitas especiais de final de semana. Ao longo dos dois dias, centenas de visitantes puderam conhecer as alas Governamental e Residencial da sede do governo.
No sábado pela manhã e no domingo, durante a manhã e a tarde, foram recebidos cerca de 250 visitantes previamente inscritos pelo site. Eles circularam por ambientes como os salões nobres e o gabinete oficial do governador, na Ala Governamental, e os salões dos Espelhos e de Banquetes, na Ala Residencial. Junto aos grupos, mediadores do Palácio orientavam os participantes sobre a história, a arquitetura e os detalhes artísticos de cada espaço.
A iniciativa, que é realizada uma vez ao mês, busca oportunizar a visita guiada a quem não pode realizar o passeio durante a semana e também ampliar a experiência de quem já visitou o Piratini anteriormente. Esse foi o caso da química Marina Deitos, que participou da visita no sábado. Moradora de Porto Alegre, ela conheceu o Palácio pela primeira vez por meio da Noite dos Museus. Agora, resolveu fazer a visita mediada para saber mais detalhes sobre a edificação.
“Eu queria escutar mesmo era a história e também não conhecia bem a parte residencial. Achei tudo muito interessante. Valeu muito a pena”, avaliou.
Entre as atrações que mais chamaram a atenção de Marina foram eleitos o Salão Negrinho do Pastoreio e as obras de Aldo Locatelli.
Caminhos da Matriz
Na tarde de sábado, o Palácio ainda recepcionou um grupo de participantes do projeto Os Caminhos da Matriz, que desde 2009 promove visitações mensais às edificações históricas do entorno da Praça da Matriz. Cerca 90 pessoas comparecem à visita, que ainda tinha no roteiro a Biblioteca Pública do Estado e o Memorial do Ministério Público. No Palácio, eles puderam conhecer a Ala Governamental.
Próxima edição
A próxima abertura do Piratini no final de semana está programada para o final de abril. A divulgação da programação acontece ao longo do mês nas páginas no Palácio. As inscrições têm início sempre na segunda-feira anterior ao fim de semana de visitas.