Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini recebe equipe do MACRS para avaliação preventiva de obras de arte

-
Fernanda Feliciano, Luiza Barth, Giordano Alves e Mel Ferrari, do MACRS, inspecionaram as obras que estão na Ala Residencial. - Foto: Alvaro Bonadiman

O Palácio Piratini recebeu, nesta terça-feira (10/9), uma equipe do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituição vinculada à Secretaria da Cultura, para uma primeira inspeção técnica em obras do acervo do museu que estão instaladas na sede governamental. Foram vistoriadas as 25 peças que estão expostas na Ala Residencial desde 2022, quando foi iniciada uma parceria entre as duas instituições.  

No encontro, o diretor-executivo de gestão do Palácio, Mateus Gomes, e a conservadora-restauradora Ísis Fófano receberam a diretora do MACRS, Adriana Boff, a coordenadora do setor de acervos da instituição, Mel Ferrari, e outros integrantes da equipe, responsáveis pela inspeção técnica. 

Durante a vistoria, cada uma das peças foi minuciosamente avaliada pelos profissionais, que buscaram por eventuais desgastes nos suportes, sujidades e outros processos que possam interferir na conservação das obras. A avaliação será registrada em um laudo, posteriormente submetido ao Palácio. A equipe de conservação e restauro do Piratini será responsável pelos pequenos procedimentos preventivos necessários para a preservação dos itens, como a limpeza.  

O conjunto de obras instalado no Piratini é formado por produções de técnicas variadas, como fotografia, xilogravura, impressão digital e escultura. Os artistas autores são nomes significativos dentro da arte contemporânea gaúcha e brasileira, entre eles Maria Lídia Magliani, Iberê Camargo, Saint Clair Cemin e Zoravia Bettiol.  

Para Mateus Gomes, a diversidade de obras e de artistas presentes é fundamental para um espaço tradicional, como o Palácio. "A instalação das obras de arte do acervo do MACRS aqui no Palácio traz um frescor para essa casa centenária, ao mesmo tempo que se relaciona com o nosso acervo, majoritariamente de autoria masculina e branca. Sendo assim, a gente oportuniza criar uma ponte a respeito da importância do reconhecimento da pluralidade artística deste Estado a quem nos visita.” 

Essa troca também foi ressaltada pela diretora do MACRS, Adriana Boff. É uma parceria é muito importante, porque, desde o início do projeto, cria um diálogo entre o patrimônio e o contemporâneo”, avaliou.  

Segundo Mel Ferrari, a ideia é que o acompanhamento preventivo seja realizado ao menos uma vez por ano até o fim do projeto, em 2026. 

Palácio Contemporâneo 

A parceria entre o Palácio Piratini e o MACRS teve início em 2022 com o lançamento da exposição Palácio Contemporâneo na sede do executivo. Na ocasião, a mostra reuniu 37 obras contemporâneas em uma exposição instalada Ala Governamental em comemoração aos 30 anos do museu e ao centenário do Piratini. Desse total, 35 vieram diretamente do acervo do MACRS, enquanto as outras duas foram elaboradas especialmente para a mostra. 25 dessas peças seguem na sede do Executivo.   

Mais notícias

-

Palácio Piratini recebe concerto gratuito da Bach Society Brasil

Na próxima segunda-feira (30/9), às 20h, o Palácio Piratini será palco de uma noite especial de música. A sede do governo do Estado vai receber integrantes da Bach Society Brasil para a apresentação de Variações Goldberg BWV 988 , uma das obras...

-

Visitação especial de setembro reúne centenas de pessoas no Palácio Piratini

O Palácio Piratini abriu as portas , neste final de semana, para mais uma edição da visita especial . Foram q uatro grupos de 30 pessoas no sábado (14/9) e outros seis de igual número no domingo (15/9) , totalizando...

-

Acendimento da Chama Crioula dá início à Semana Farroupilha 2024

Gerada em Alegrete, na Fronteira Oeste do Estado, em 18 de agosto, a centelha da Chama Crioula chegou ao candeeiro do Palácio Piratini na manhã deste sábado (14/9) ao toque do Clarim da Vitória. Conduzido pelo vice-governador Gabriel Souza, o ato de...

Palácio Piratini