Palácio Piratini recebe jovens do Programa de Oportunidades e Direitos
O projeto é uma parceria entre o governo do RS e o Banco Interamericano de Desenvolvimento

O Palácio Piratini recebeu, nesta quarta-feira (27), jovens dos Centros de Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). Na visita guiada por Ângela Chaves dos Santos, chefe da recepção, os jovens puderam conhecer a Ala Governamental do Palácio e aprender sobre a história da construção do edifício e das obras de Aldo Locatelli, localizadas nos Salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini. As visitações foram feitas em quatro grupos, com os Centros de Rubem Berta, Restinga, Lomba do Pinheiro e Viamão.
A coordenadora socioafirmativa do Centro de Juventude de Viamão Isabel Echeverri comentou que a iniciativa de visitar o Palácio veio dos próprios jovens. Eles haviam presenciado a exposição Dona da História, em novembro de 2021, na abertura das programações do Dia da Consciência Negra, e tiveram interesse em retornar para conhecer mais sobre a Sede do Executivo. “Eles ficam felizes em conhecer essa realidade que não está tão próxima deles”, complementa Isabel.
Victória Fernandes, de 21 anos, integra o projeto há 5 anos e fala sobre a importância da visitação para conhecer um pouco mais da história do Palácio Piratini. “Eu gosto muito da fotografia, então ver os retratos nas paredes, as fotografias, mostra uma história que é fundamental”, aponta a jovem.
O Programa de Oportunidades e Direitos, iniciado no final de 2014, é uma parceria do governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esse projeto tem como objetivo assistir jovens de 15 a 24 anos que vivem em regiões de vulnerabilidade e maiores índices de criminalidade.