Palácio Piratini restaura piano de 90 anos
Restauro do instrumento faz parte do projeto de preservação do patrimônio histórico em alusão ao Centenário do Palácio Piratini

Tombado como patrimônio histórico em nível estadual e federal, o Palácio Piratini possui um projeto de preservação das suas características arquitetônicas e artísticas e dos seus valores históricos e culturais, que está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini.
A última peça que passou por esse processo de restauro foi o piano de cauda inteira, datado de 1932, que está localizado no Salão dos Espelhos da Ala Residencial do Palácio Piratini. Os serviços de restauração do piano da marca alemã Grotrian Steinweg, finalizados nesta quinta-feira, 10, foram realizados pela empresa Pianosul Instrumentos Musicais Ltda., representada por Person Losekann Fontes, o responsável pela manutenção e conservação dos pianos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA, Theatro São Pedro e Bell’Anima Produções Artísticas.
O piano alemão esteve presente em noventa dos cem anos de Palácio Piratini, marcando ocasiões memoráveis, celebrações e contemplando a passagem de 27 governantes. Já foi a atração de séries do centenário do Palácio, como a Encontros e carrega o título de astro das visitações à Ala Residencial.
Embora não estivesse muito desafinado, o instrumento necessitava de uma revisão geral da estrutura, uma situação comum para pianos que são pouco tocados. O mecanismo interno estava travado, com os martelos emperrados, algumas notas não estavam funcionando, e a pintura estava fosca e manchada. Em setembro de 2021, o piano foi enviado para um restauro completo pela primeira vez. O processo foi dividido em restauração técnica e restauração do móvel. No âmbito da restauração técnica foram feitos serviços de afinação extra-forte, regulagens de mecânica, de cravelhas, substituição de encordoamento, dentre outros. Já na restauração do móvel de madeira foram realizados serviços de conservação na caixa de ressonância, tampo, tábua harmônica, faristol e demais componentes do piano, além do polimento dos seus metais e do teclado.
Segundo Liete Hoch, membro da equipe de restauração, fazer parte do processo de reforma do piano de 90 anos do Palácio Piratini foi gratificante. “Nos sentimos muito honrados”, declara.
Os serviços de restauro foram contratados com recursos próprios do estado, através de um processo administrativo aberto em abril de 2021, explicou a arquiteta Luana Frasson, responsável pela contratação do restauro.
O piano Grotrian Steinweg
A Steinweg foi fundada em Braunschweig, na Alemanha, por dois sócios, dentre eles o fundador da famosa marca Steinway & Sons, Heinrich Steinweg, que emigrou para os Estados Unidos e alterou seu nome para Henry Steinway. Mais tarde, a sociedade recebeu Friedrich Grotrian, passando a se chamar Grotrian-Steinweg. Quando começou a vender pianos nos Estados Unidos, teve de retirar o sobrenome Steinweg da marca, reivindicada pela Steinway nos EUA, a fim de evitar equívocos na cabeça do consumidor. Dessa forma, apenas o nome Grotrian passou a ser usado mundialmente para vender a marca.
“O piano do Palácio é um piano de concerto, de 275 cm, o maior e o mais caro da marca. Foi construído em 1932 e ainda conta com suas peças originais”, explicou Person.