Palácio Piratini reúne estudantes para conhecerem projetos de conservação
O Palácio Piratini realizou pela primeira vez, nesta sexta-feira (16/8), uma visita técnica guiada para estudantes universitários. A atividade, que integra as Semana do Patrimônio, levou os visitantes para conhecerem o andamento das obras do Complexo Palácio Piratini e as ações de conservação que vêm sendo implementadas no local.
Durante o roteiro de três horas de duração, nos turnos da manhã e da tarde, os estudantes foram acompanhados por arquitetos, mediadores, engenheiro e pela conservadora-restauradora que integram a equipe do Departamento de Conservação e Memória do Piratini.
Além dos ambientes mais conhecidos do Palácio, como os salões nobres, os alunos tiveram a oportunidade de visitar outros mais restritos, como o terraço, as casas Civil e Militar, a Oficina de Restauro, o prédio 1005 e o subsolo da Ala Residencial. Em cada local, eles acompanharam o relato dos profissionais sobre as melhorias implementados e os desafios que acompanham o processo. Para ajudar na mediação, foi utilizada a exposição temporária EM OBRAS, com fotografias e plantas baixas das intervenções em andamento, instalada no 1005, no 4º andar e na Casa Militar.
“Eu já tinha vindo em uma visita que é feita normalmente pelo público. Achei muito interessante essa oportunidade de visitar lugares do Palácio que não se tem acesso normalmente e ver como estão sendo feitas as obras de restauração. Para nós, que somos da área, é muito interessante ver que está se criando uma cultura aqui no Palácio de conservação preventiva, que se deveria ter com todo patrimônio cultural. Aprendi muito e espero que outras pessoas tenham a oportunidade que eu tive hoje”, comentou a historiadora e graduanda em museologia Cíntia Souto ao final da visita.
A atividade reuniu acadêmicos dos cursos de Museologia, História, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e do curso técnico de Guia de Turismo, vindos da UFRGS, PUCRS e UNIASSELVI.