Portões do Palácio Piratini são revitalizados
Os portões de ferro que ornamentam a parte externa da Ala Governamental do Palácio Piratini passaram por um processo de recuperação completa em 2023. Em um trabalho coordenado pelo Departamento de Conservação e Memória do Patrimônio Cultural do Palácio, as estruturas ganharam nova pintura, polimento de ferragens e dos ornamentos.
As aberturas feitas de ferro fundido e com ornatos em bronze foram produzidas na França pela fundição Casa Christofle e instaladas na sede do governo gaúcho em 1921. Desde então, há mais de cem anos, as estruturas, decoradas com rosáceas e brasões do Estado, tornaram-se elemento característico da fachada principal do Piratini. Com o tombamento do prédio no âmbito estadual, em 1986, os portões também passaram a fazer parte do acervo de bens integrados da edificação histórica.
O trabalho de manutenção e restauro realizado ao longo do ano buscou devolver a essas estruturas a aparência original. Para isso, foi realizado processo de jateamento de areia em toda as superfícies para remoção da camada antiga de tinta. O processo também demandou a aplicação de produto neutralizador de ferrugem e lixamento manual das grades para retirada das sujidades originadas pela exposição ao ambiente externo. Por fim, foram aplicados ainda um fundo oxidante e novas camadas de tinta preta.
Dentro dessas intervenções, os ornamentos também receberam um tratamento especial. Quase completamente apagados pela oxidação, eles foram limpos e polidos, revelando novamente a cor e o brilho do metal.
Além dos portões externos, portões internos do Palácio, também de ferro fundido, passaram pelos mesmos procedimentos.