Secretaria da Cultura lança edital para seleção de obras de arte que serão expostas no Palácio Piratini
A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), e o Palácio Piratini lançam o Edital nº 16/2025 – Palácio Contemporâneo. O concurso irá selecionar duas obras de arte contemporâneas inéditas, na forma de escultura ou objeto escultórico, para integrar o acervo permanente do Palácio Piratini, sede do Governo do Rio Grande do Sul. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 16 de novembro, às 16h59, por meio de formulário on-line disponível no site da Sedac e nas redes sociais do IEAVi, Sedac e do Palácio Piratini.
O edital propõe como eixos temáticos a representação de dois grupos históricos importante para a formação social e cultural do Rio Grande do Sul (RS): as Quitandeiras, mulheres negras escravizadas, forras ou libertas que comercializavam alimentos nas cidades brasileiras até as primeiras décadas do século XX; e os Lanceiros Negros, combatentes negros escravizados e libertos que lutaram na Revolução Farroupilha (1835–1845).
O objetivo é a promoção de diálogo com as outras obras do acervo a respeito da constituição étnico-cultural do Estado, além de estimular a criação artística contemporânea e valorizar a diversidade do RS. As obras serão instaladas em vestíbulos da Ala Governamental do Palácio e deverão compor com a arquitetura histórica do edifício, integrando-se ao espaço de forma harmônica e simbólica.
Podem participar do concurso artistas visuais de todo o Brasil, desde que inscritos como pessoa jurídica (CNPJ). Cada proponente deverá apresentar duas propostas, uma para cada tema.
O projeto selecionado receberá o valor de R$ 213.100,00, destinado à criação, execução e instalação das duas obras.
Etapas de seleção
O processo de seleção será realizado em duas etapas: habilitação técnica e avaliação artística, conduzidas por uma comissão especializada indicada pela Sedac. Serão atribuídas notas com base em critérios como criatividade, inovação, ineditismo, adequação técnica e exequibilidade.
Como ação afirmativa, o edital concede cinco pontos extras para artistas autodeclarados pretos, pardos, indígenas, amarelos, trans, travestis, não binários ou intersexuais.
O resultado da seleção, previsto para dezembro, será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no site da Sedac e nas redes sociais do IEAVi e do Palácio Piratini.
Serviço
Edital Palácio Contemporâneo – nº 16/2025
Inscrições: Até 16 de novembro, às 16h59
Formulário de inscrição: Acesse aqui
Edital completo: https://cultura.rs.gov.br/editais-2025