Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Série A Cozinha do Palácio ganha exibição pela TVE

-
Carré de tainha defumada, feito pelo chef Eder Monteiro, é uma das receitas do primeiro final de semana. - Foto: Álvaro Bonadiman

A partir do próximo sábado (20/7), às 11h45, um pouco da cultura culinária do Estado chega a mais gaúchos por meio de uma parceria entre Palácio Piratini e TVE. A emissora pública do Estado, vinculada à Secretaria da Comunicação (Secom), vai exibir, semanalmente, até o mês de setembro, dois episódios da série A Cozinha do Palácio, produzida pela equipe do Departamento de Conservação e Memória.  

Ao todo, são 18 receitas principais feitas por chefs que valorizam o terroir dos biomas gaúchos em suas cozinhas e que ajudam a contar um pouco das diferentes tradições culturais do Rio Grande por meio de ingredientes e receitas. 

A produção possui duas temporadas. A primeira delas foi originalmente gravada e exibida nas redes do Palácio em 2021, dentro das comemorações do centenário do Piratini. A produção foi inspirada em um livro homônimo, lançado pela primeira vez em 2013 e que ganhou uma reedição em alusão aos 100 anos da sede do governo. A curadoria da série foi do chef Marcos Livi.  

Nos dois primeiros episódios que terão exibição pela TV aberta, o público confere o passo a passo para o preparo de paçoca de pinhão com moranga de charque, feito por Tia Nega, e de carré de tainha defumada com taquara, sagu de camarão e pirão de peixe, feitos por Éder Monteiro. Nos episódios seguintes, ainda participam os chefs Marcelo Schambeck, Emil Sevastakiev, Carlos Kristensen, Sebastião Nogueira, Marcio Ávila, Rodrigo Bellora, Anderson Rocha, Vinícius Kuhn, Dênis Rodrigues, Júlia Ferrer, Emerson Marino e Marcos Livi.  

Segunda temporada 

Em 2024, em continuidade ao projeto, a série ganhou uma segunda temporada, com seis episódios. Nessa nova etapa da produção, os preparos foram conduzidos por Gabriel Alves, Dênis Rodrigues, Emerson Marino e Pablo Nunes, chefs que atuam no Palácio Piratini. A curadoria é assinada pela nutricionista Camila Beck, que também integra a equipe.  

Quatro episódios já foram ao ar nas redes do Palácio e agora também chegam à emissora pública. Neles, cada um dos chefs apresenta um prato principal, feito com ingredientes tradicionais da mesa gaúcha, como butiá, linguiça, moranga, cordeiro e uva. No dia 20, no canal do YouTube do Piratini, ainda serão publicados os dois episódios finais, que trazem ao público sugestões de sobremesas.  

Mais notícias

Salão Negrinho Pastoreio na Ala Governamental   Foto Alvaro Bonadiman

Visitação especial ao Palácio Piratini ocorre nos dias 26 e 27 de abril

A próxima edição da visita especial de final de semana do Palácio Piratini já tem data: será nos dias 26 e 27 de abril. Neste s dois dias , o público poderá conhecer ambientes das a las Governamental e Residencial da sede do Executivo...

.

Curso do Palácio Piratini aborda estratégias e experiências de preservação e educação patrimonial

O Palácio Piratini promove na sexta-feira (25/4), das 13h30 às 17h, na sede da instituição, uma atividade formativa gratuita voltada para a prevenção de danos e ações de conservação na área do patrimônio histórico. Intitulado Preservação no Palácio...

-

Palácio Piratini disponibiliza pinacoteca em alta definição em plataforma do Google

O Palácio Piratini e o Google Arts & Culture —  plataforma online que permite explorar arte, cultura e história de todo o mundo — est ão lançando nesta terça-feira (8/4) uma seleção de obras d a pi nacoteca da...

Palácio Piratini