Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IHGRGS aprova projeto cultural para o Palácio Piratini

Dez ações de difusão serão executadas ao longo de 19 meses

0C8A8290
Mateus Gomes e equipe do IHGRGS celebraram o avanço do projeto e trataram dos primeiros encaminhamentos.

O ano de 2025 começa com boas notícias na área do patrimônio histórico. O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) aprovou junto ao Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, um projeto cultural para a realização de atividades voltadas para a preservação e difusão do patrimônio do Palácio Piratini. A iniciativa, que agora segue para a fase de captação, será implementada ao longo de 19 meses.  

O projeto é composto por dez propostas, que visam promover e democratizar de diferentes maneiras o acesso ao Palácio e seu acervo. Entre as ações, o plano prevê o lançamento de um livro sobre a memória histórico-cultural do Piratini e de um documentário sobre o trabalho de gestão cultural que vem sendo implementado desde 2021, com o centenário da edificação. Também estão programados ciclos de exposições e apresentações artísticas, com lançamento de editais para músicos e artistas visuais, entre outros eventos culturais.

DSC04950(1)
Plantas históricas passarão por digitalização em uma das ações previstas no projeto. - Foto: Alvaro Bonadiman

O trabalho aprovado ainda pretende constituir, pela primeira vez, um acervo documental sobre o Piratini. Entre outros itens, a proposta prevê a digitalização de 320 plantas arquitetônicas originais do prédio e de aproximadamente 65 mil correspondências emitidas e recebidas pelo governador Borges de Medeiros, muitas delas inéditas. Os materiais serão disponibilizados em uma plataforma digital aberta à população.  

Nas próximas semanas, serão iniciadas as tratativas para captação dos recursos de parceiros, que irão viabilizar o projeto. Este projeto será fundamental para institucionalização da política de difusão do acervo da sede do governo. Serão várias ações que nos aproximarão mais dos gaúchos e facilitarão o conhecimento e compreensão sobre nosso repertório”, celebrou Mateus Gomes, diretor-executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini.  

Sobre a parceria com o IHGRGS 

O projeto cultural foi elaborado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) e pelo Palácio Piratini, que desde 2016 mantêm um protocolo para realização de ações conjuntas voltadas para a proteção do patrimônio tombado da sede do governo. 

A parceria já resultou em projetos fundamentais para o trabalho de gestão do Complexo Palácio Piratini, como a construção da Oficia de Restauro, inaugurada em 2021, e a implementação do Plano de Proteção e Prevenção contra Incêndio (PPCI) da sede governamental, que está na etapa final de execução.  

Mais notícias

Salão Negrinho Pastoreio na Ala Governamental   Foto Alvaro Bonadiman

Visitação especial ao Palácio Piratini ocorre nos dias 26 e 27 de abril

A próxima edição da visita especial de final de semana do Palácio Piratini já tem data: será nos dias 26 e 27 de abril. Neste s dois dias , o público poderá conhecer ambientes das a las Governamental e Residencial da sede do Executivo...

.

Curso do Palácio Piratini aborda estratégias e experiências de preservação e educação patrimonial

O Palácio Piratini promove na sexta-feira (25/4), das 13h30 às 17h, na sede da instituição, uma atividade formativa gratuita voltada para a prevenção de danos e ações de conservação na área do patrimônio histórico. Intitulado Preservação no Palácio...

-

Palácio Piratini disponibiliza pinacoteca em alta definição em plataforma do Google

O Palácio Piratini e o Google Arts & Culture —  plataforma online que permite explorar arte, cultura e história de todo o mundo — est ão lançando nesta terça-feira (8/4) uma seleção de obras d a pi nacoteca da...

Palácio Piratini