Mais de duas mil pessoas passam pelo Palácio Piratini no final de semana do Dia do Patrimônio
O final de semana foi de movimentação intensa na sede do governo gaúcho. No sábado (17/8) e no domingo (18/8), cerca de 2.400 pessoas passaram pelo Palácio Piratini durante a visitação aberta promovida em comemoração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Foram quase 1.300 no primeiro dia e mais de 1.100 no segundo.
Durante a atividade, que ocorreu das 10h às 18h, em ambos os dias, os visitantes tiveram a oportunidade de circular livremente pela Ala Governamental, incluindo os salões nobres e a antessala do gabinete do governador. Nesses ambientes, puderam conhecer obras de arte, mobiliários históricos e outros itens do acervo palaciano, alguns recentemente restaurados, como os murais de Aldo Locatelli e a Tapeçaria Rheingantz.
No sábado, o representante comercial Maurício Streit esteve na visitação acompanhado da esposa e do casal de filhos, que conheceram o Palácio pela primeira vez. “Eu já estive aqui quando era criança. Fazia tempo que queria visitar de novo e vi nas redes sociais que estaria aberto. O primeiro local que estamos visitando hoje é o Palácio e está sendo bem bacana. Vamos seguir o mapa para pegar os outros adesivos com as crianças”, explicou, em referência ao passaporte do Dia do Patrimônio, que sinalizava as demais instituições participantes da programação.
Já no domingo, uma das visitantes foi Carla Cristine Guimarães, técnica em guia de turismo. Além da visita aberta, ela também participou da Noite do Patrimônio e da visita técnica, atividades promovidas durante a Semana do Patrimônio do Piratini. No passeio pela Ala Governamental, ela esteve acompanhada pela filha.
“Cada vez que eu venho ao Palácio eu conheço um pedacinho novo dele. Na quarta, viemos com as obras já concluídas, obras que no centenário estavam em restauração. Na sexta-feira, na visita técnica, foi incrível receber a explicação de como cada coisa está sendo feita, o desafio de conservar uma edificação e, ao mesmo tempo, ter de atualizá-la. Foi inesquecível. Nós também viemos na comemoração dos 100 anos do Palácio, em 2021, e hoje minha filha comentou que as obras estão mais lindas, porque estão restauradas. É sempre uma novidade. Sempre achamos uma coisa nova para aprender”, avaliou.
Retomada das visitações
A visitação aberta deste final de semana foi a primeira voltada para o público geral desde abril de 2024. O serviço esteve suspenso durante os últimos meses devido às enchentes, que afetaram milhares de gaúchos e demandaram foco total das agendas governamentais.
A partir de 02 de setembro, o serviço será retomado, sendo possível fazer o agendamento pelo site do Palácio a partir de quinta-feira (22/8). Por meio da página, os interessados podem reservar datas para as visitas que ocorrem de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, na Ala Governamental, e para a visita especial que acontece uma vez ao mês no final de semana e inclui parte da Ala Residencial. Esse último roteiro está previsto para ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro, com abertura das inscrições na segunda-feira anterior (9/9).
Para grupos escolares, o agendamento já está disponível desde 1º de julho. Escolas e outras instituições de ensino devem fazer a marcação pelo e-mail palacio-piratini@gg.rs.gov.br, informando a data pretendida, nome da instituição, número de alunos e o grau escolar.
- Confira a galeria de fotos