Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini é lançado

Com cinco assessorias e uma equipe de especialistas, engajados na preservação da centenária sede do executivo

DSC09160
11185253-dsc09160.jpg - Foto: Alvaro Bonadiman

Na tarde de quinta-feira, 10, ocorreu a reunião inaugural do Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini. Criado e coordenado por Mateus Gomes, assessor do gabinete do governador, o Núcleo conta com uma equipe de mais de vinte pessoas, distribuídas em cinco assessorias.

Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini
Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini

Segundo Mateus, a criação do núcleo objetiva formatar uma equipe adequada que atenda as demandas culturais do Complexo do Palácio Piratini e que execute um trabalho perene, com planejamentos adequados ao legado que o Centenário deixará ao prédio, à cultura e aos gaúchos. Na reunião, foram traçadas as diretrizes do núcleo, pensando no trabalho a ser executado até o final do ano.

Histórico 

DSC09149
Reunião do Núcleo ocorreu na quinta-feira, 10 - Foto: Alvaro Bonadiman
Em 1986, o Palácio Piratini foi tombado como Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. A primeira grande ação de restauração foi realizada em 1988, e, conforme a necessidade de ações de restauro, arquitetos eram enviados ao Palácio pela Secretaria de Obras. Em 1995, as arquitetas Marta Ghezzi e Gisselda Weber Silveira foram designadas para planejar restauros pontuais na sede do governo. Com o tempo, a equipe cresceu e vieram estagiários, também da SOP, para integrar o projeto. A formalização da Assessoria de Arquitetura ocorreu em 2011, com a chegada das arquitetas designadas para o Palácio, Maria Clara Bassin e Roseli Comissoli de Sá. Até o momento, esse setor foi responsável pela conservação e zeladoria do Piratini. 

Com a chegada do Centenário, e buscando ampliar e consolidar o trabalho, a Assessoria de Arquitetura passou a incluir uma equipe de comunicação para ocupar-se da preservação da memória do patrimônio. 

O Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini têm na equipe: arquitetas, engenheiros, conservadoras-restauradora, turismóloga, historiador, comunicadores e estagiários, e realizará esse trabalho de conservação do prédio e da memória desse patrimônio gaúcho.

Texto: Ana Julia Zanotto
Edição: Stéfani Fontanive

Mais notícias

54483400290 b3c657eb77 k

Visita especial de abril reúne público no Palácio Piratini

O final de semana foi de movimentação e casa cheia no Palácio Piratini. A sede do governo do Es tado abriu as portas para mais uma edição visitação especial, atividade que acontece uma vez ao mês.   Durante todo o final de...

0C8A5048

Encontro no Palácio Piratini apresenta casos de preservação do patrimônio histórico

O Palácio Piratini, em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) , realizou, na tarde desta sexta-feira (25/4), o curso Preservação no Palácio Piratini: Desafios e Experiências no Patrimônio Histórico. A...

Salão Negrinho Pastoreio na Ala Governamental   Foto Alvaro Bonadiman

Visitação especial ao Palácio Piratini ocorre nos dias 26 e 27 de abril

A próxima edição da visita especial de final de semana do Palácio Piratini já tem data: será nos dias 26 e 27 de abril. Neste s dois dias , o público poderá conhecer ambientes das a las Governamental e Residencial da sede do Executivo...

Palácio Piratini