Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini é lançado
Com cinco assessorias e uma equipe de especialistas, engajados na preservação da centenária sede do executivo

Na tarde de quinta-feira, 10, ocorreu a reunião inaugural do Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini. Criado e coordenado por Mateus Gomes, assessor do gabinete do governador, o Núcleo conta com uma equipe de mais de vinte pessoas, distribuídas em cinco assessorias.

Segundo Mateus, a criação do núcleo objetiva formatar uma equipe adequada que atenda as demandas culturais do Complexo do Palácio Piratini e que execute um trabalho perene, com planejamentos adequados ao legado que o Centenário deixará ao prédio, à cultura e aos gaúchos. Na reunião, foram traçadas as diretrizes do núcleo, pensando no trabalho a ser executado até o final do ano.
Histórico
Com a chegada do Centenário, e buscando ampliar e consolidar o trabalho, a Assessoria de Arquitetura passou a incluir uma equipe de comunicação para ocupar-se da preservação da memória do patrimônio.
O Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini têm na equipe: arquitetas, engenheiros, conservadoras-restauradora, turismóloga, historiador, comunicadores e estagiários, e realizará esse trabalho de conservação do prédio e da memória desse patrimônio gaúcho.
Texto: Ana Julia Zanotto
Edição: Stéfani Fontanive