Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini recebe mais de 300 pessoas em visitação especial de outubro

-
Ala Residencial esteve no roteiro dos visitantes. - Foto: Alvaro Bonadiman

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Palácio Piratini promoveu mais uma edição da visita especial, que oportuniza aos visitantes conhecer de perto a sede governamental durante o final de semana. Ao todo, mais de 300 pessas passaram pelo prédio durante a programação, realizada mensalmente.

No sábado, durante a manhã, e no domingo, em ambos os turnos, foram recebidos 280 participantes previamente inscritos pelo site. Acompanhados por mediadores do Piratini, eles circularam pelas alas Governamental e Residencial e receberam informações sobre o contexto de construção do prédio, os murais de Aldo Locatelli e outras peças do acervo palaciano.

Entre os visitantes, esteve a advogada Denise Franke. Natural de Santa Cruz do Sul e moradora de Porto Alegre há 32 anos, esta foi a primeira vez que visitou o Piratini.

“Eu achei riquíssimo conhecer toda a história do prédio, conhecer o quanto ele está bem preservado e o quanto é lindo, como aquilo vemos no exterior”, disse ela, que destacou o Salão Negrinho do Pastoreio como um dos espaços preferidos do passeio.

A percepção foi semelhante a da jornalista Manuela Neves Ribeiro, de Porto Alegre, que também conheceu o Piratini, com a família, pela primeira vez.

“Gostei muito da visita. Aprendi muito sobre a história do Rio Grande do Sul. Além disso, o ambiente é muito lindo. Reconheci muito da escultura e da arquitetura que a gente vê em palácios da Europa e não sabe que tem aqui em Porto Alegre. Isso é muito legal de ver e conhecer. Foi uma experiência ótima”, avaliou.

Caminhos da Matriz

Além dos visitantes previamente inscritos no site, o Palácio também recepcionou, no sábado à tarde, cerca de 60 pessoas vindas por meio do projeto projeto cultural Os Caminhos da Matriz.

1000113583
Participantes do projeto Os Caminhos da Matriz conhecem o Piratini - Foto: Alvaro Bonadiman

A iniciativa, que surgiu em 2009, promove mensalmente visitações às edificações históricas do entorno da Praça da Matriz, sem necessidade de inscrição. A cada evento, três instituições diferentes integram o roteiro. Nesta edição, além do Palácio, o percurso incluiu ainda o Memorial da Assembleia Legislativa e o Museu de História Julio de Castilhos.

Na Piratini, os participantes conheceram os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini, na Ala Governamental.

Próxima edição

A próxima abertura do Piratini no final de semana está programada para os dias 30 de novembro. As inscrições terão início no dia 25 de novembro, às 12h, no site.

Mais notícias

-

Palácio Piratini recebe servidores estaduais para visita especial

Nos dias 21 e 22 de outubro, o Palácio Piratini realizou duas visitas especiais dedicadas aos servidores públicos estaduais. A atividade, que reuniu 48 e 28 pessoas, nos dois dias, respectivamente, foi promovida pela Secretaria de...

-

Documentário O Segredo dos Túneis de Porto Alegre chega à tela da TVE

Produzido pelo Palácio Piratini, o documentário O Segredo dos Túneis de Porto Alegre ganha exibiçã o para todo o Estado nesta terça-feira (15/10), às 21h10 , p or meio da TVE, emissora pública vinculada à Secretaria de...

-

Palácio Piratini receberá visitantes nos dias 19 e 20 de outubro

A próxima visita especial de final de semana ao Palácio Piratini já tem data: será nos dias 19 e 20 de outubro. N a ocasião , os visitantes poderão conhecer as alas Governamental e Residencial da sede do governo do Estado mediante...

Palácio Piratini