Palácio Piratini recebe mais de 300 pessoas em visitação especial de outubro
Nos dias 19 e 20 de outubro, o Palácio Piratini promoveu mais uma edição da visita especial, que oportuniza aos visitantes conhecer de perto a sede governamental durante o final de semana. Ao todo, mais de 300 pessas passaram pelo prédio durante a programação, realizada mensalmente.
No sábado, durante a manhã, e no domingo, em ambos os turnos, foram recebidos 280 participantes previamente inscritos pelo site. Acompanhados por mediadores do Piratini, eles circularam pelas alas Governamental e Residencial e receberam informações sobre o contexto de construção do prédio, os murais de Aldo Locatelli e outras peças do acervo palaciano.
Entre os visitantes, esteve a advogada Denise Franke. Natural de Santa Cruz do Sul e moradora de Porto Alegre há 32 anos, esta foi a primeira vez que visitou o Piratini.
“Eu achei riquíssimo conhecer toda a história do prédio, conhecer o quanto ele está bem preservado e o quanto é lindo, como aquilo vemos no exterior”, disse ela, que destacou o Salão Negrinho do Pastoreio como um dos espaços preferidos do passeio.
A percepção foi semelhante a da jornalista Manuela Neves Ribeiro, de Porto Alegre, que também conheceu o Piratini, com a família, pela primeira vez.
“Gostei muito da visita. Aprendi muito sobre a história do Rio Grande do Sul. Além disso, o ambiente é muito lindo. Reconheci muito da escultura e da arquitetura que a gente vê em palácios da Europa e não sabe que tem aqui em Porto Alegre. Isso é muito legal de ver e conhecer. Foi uma experiência ótima”, avaliou.
Caminhos da Matriz
Além dos visitantes previamente inscritos no site, o Palácio também recepcionou, no sábado à tarde, cerca de 60 pessoas vindas por meio do projeto projeto cultural Os Caminhos da Matriz.
A iniciativa, que surgiu em 2009, promove mensalmente visitações às edificações históricas do entorno da Praça da Matriz, sem necessidade de inscrição. A cada evento, três instituições diferentes integram o roteiro. Nesta edição, além do Palácio, o percurso incluiu ainda o Memorial da Assembleia Legislativa e o Museu de História Julio de Castilhos.
Na Piratini, os participantes conheceram os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini, na Ala Governamental.
Próxima edição
A próxima abertura do Piratini no final de semana está programada para os dias 30 de novembro. As inscrições terão início no dia 25 de novembro, às 12h, no site.