Palácio Piratini volta a oferecer visitação guiada para grupos escolares
Após uma pausa em maio e em junho devido à calamidade pública enfrentada no Rio Grande do Sul por causa das inundações, o Palácio Piratini inicia a reabertura gradual para visitações guiadas.
A partir de 1º de julho, a sede do governo do Estado volta a recepcionar grupos escolares previamente agendados. As solicitações de datas devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail palacio-piratini@gg.rs.gov.br. Os interessados precisam aguardar a confirmação para efetivar o passeio.
Neste primeiro momento, mesmo que as atividades cotidianas do Piratini sigam alteradas, o objetivo é oportunizar o roteiro mediado às instituições de ensino que têm as visitas a centros culturais como parte da atividade pedagógica.
“Desde o início da crise climática, a rotina do Palácio Piratini está diferente, devido à transferência das principais agendas para o Centro Administrativo de Contingência, e isso inclui também o nosso trabalho educativo, que ficou pausado. Decidimos reiniciar com o serviço atendendo as escolas, porque esse contato com o Palácio, seu acervo e todo o conjunto histórico é uma ferramenta de educação importante”, explicou o diretor executivo de gestão do Complexo Palácio Piratini, Mateus Gomes.
Outras modalidades de visitas devem retornar em breve
Além das visitas mediadas para professores e estudantes, o Palácio Piratini também oferece, em condições normais, visitas para o público geral de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, e um roteiro completo pelas duas alas da edificação uma vez ao mês, no final de semana. Ambas as opções seguem momentaneamente suspensas, mas com previsão de retomada nos próximos meses.