Salões do Palácio Piratini ganham novas pinturas nos forros e paredes
Salões das alas governamental e residencial do Palácio Piratini vão encerrar 2023 renovados. Ao longo do ano, os espaços receberam pintura completa nas paredes, forros, além de limpeza e recomposição de ornatos.
Na ala governamental, os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini e a antessala do gabinete do governador vêm recebendo melhorias desde o início do ano. Em janeiro, foi iniciada a ação de restauro de 23 murais do pintor italiano Aldo Locatelli. Em um segundo momento, os três espaços ganharam novas pinturas nas paredes, e agora, mais recentemente, o Salão Negrinho do Pastoreio e a antessala é que passam por uma revitalização, com a pintura dos forros. Os trabalhos devem estar terminados em dezembro, garantindo mais destaque às obras de arte e aos ornatos que compõem os ambientes, como os murais de Aldo Locatelli, recentemente restaurados.
Ainda na ala governamental, os ambientes que compõem a escadaria principal do Palácio, no térreo e pavimento superior, também receberam nova pintura. Nesses espaços, na base de algumas colunas, houve uma decapagem para recuperar a originalidade de um revestimento em pedra.
Na ala residencial do Palácio, outros três ambientes passaram pelas intervenções. O Salão dos Banquetes, o Salão dos Espelhos e o Salão Oval tiveram a policromia refeita. Ao longo do processo, no Banquetes, ainda houve a restauração de ornamentos que estavam em mau estado.
As iniciativas fazem parte do projeto Barbosa, nome que homenageia Carlos Barbosa, governante responsável por encomendar o projeto do Palácio Piratini. A elaboração e a coordenação da proposta de revitalização são do Departamento de Conservação e Memória do Patrimônio Cultural do Palácio, com execução do Estúdio Sarasá, empresa especializada em restauro.