Centenas de pessoas passam pelo Palácio Piratini no primeiro final de semana de visitações guiadas
Mais de trezentas pessoas passaram pelo Palácio Piratini durante o primeiro final de semana de visitas guiadas especiais deste ano. O número equivale à lotação máxima prevista para os dois dias. Foram três grupos de 35 pessoas no sábado e outros quatro no domingo, inscritos pelo site do Palácio. Além desses, no sábado, outros 70 visitantes compareceram à sede do governo vindas através do projeto Os Caminhos da Matriz, que também retomou as atividades nesta semana.
A ideia do roteiro especial é ofertar um horário alternativo para quem não pode realizar a visitação durante a semana e oportunizar o acesso a espaços normalmente restritos em dias úteis, em virtude das agendas governamentais, como o gabinete do governador e parte da Ala Residencial. Por meio da contextualização das obras e de acontecimentos históricos feita pelos guias do Palácio, as visitas também buscam incentivar a valorização da memória, da arquitetura e do acervo de bens culturais que compõem a edificação.
“Foi muito legal. Descobri muitas coisas novas que, vendo de fora, a gente não imagina que têm aqui dentro. É bom saber também que tem bastante coisa preservada, que existe essa preocupação”, comentou a arquivista Monique Crespani, de 38 anos, que visitou o Palácio pela primeira vez no domingo, acompanhada do marido, do filho e do sobrinho.
O serviço aos finais de semana será oferecido mensalmente, sempre com divulgação prévia no site e nas redes sociais do Palácio. Em abril, o roteiro especial está programado para os dias 27 e 28. As inscrições abrirão no dia 22, a partir das 12h, com vagas limitadas.
Visitação em dias úteis
Além do roteiro de final de semana, o Palácio Piratini mantém formulário aberto para visitações de segunda a sexta. Nesses dias, os visitantes podem conhecer o vestíbulo principal, os salões e os carros antigos na Ala Governamental.
São ofertados dois horários diários, às 11h e às 16h. Os interessados podem se inscrever pelo site www.palaciopiratini.rs.gov.br/visitas-guiadas.