Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Iniciada obra de requalificação de terraço do Palácio Piratini

-
Trabalhos iniciaram com a remoção do piso antigo. - Foto: Álvaro Bonadiman

O primeiro mês do ano marcou o início de mais uma etapa do trabalho de conservação do Palácio Piratini. No último dia 8, foi iniciada a obra de requalificação do terraço da Ala Residencial. A iniciativa faz parte do Projeto Gras, um dos sete pacotes de melhorias atualmente em andamento na sede do governo estadual.

O principal objetivo da intervenção é solucionar problemas de infiltrações que atingem parte da edificação. A atual proteção contra umidade foi colocada sobre a Ala Residencial ainda na década de 1990. Desde então, nenhuma outra obra foi realizada com esta finalidade no local.

Em um primeiro momento, as equipes retiraram camadas da cobertura, que serão refeitas juntamente com um novo revestimento impermeabilizante. Em paralelo, os profissionais também realizam uma avaliação dos pontos mais críticos para guiar a colocação da nova proteção.

Além da troca da superfície do terraço, as claraboias que ficam no local também estão recebendo atenção. Essas aberturas passarão por ajustes para evitar a entrada de umidade.

Todo o processo deve durar entre quatro e oito meses. As obras são realizadas pela empresa Arquium Construção e Restauro, com a coordenação de servidores do Departamento de Conservação e Memória do Patrimônio Cultural do Palácio.

Sobre o Projeto Gras

O projeto, iniciado em 2023, traz no nome a referência a Maurice Gras, arquiteto francês responsável pelo projeto do Palácio Piratini. Além da recuperação do terraço, a iniciativa ainda contempla toda a requalificação do 4º andar da Ala Governamental, ambiente no qual atuam servidores do Gabinete do Governador e da Casa Militar, atualmente com 80% dos trabalhos já concluídos, e a climatização do Salão de Verão e do Salão Oval, na Ala Residencial, já finalizada.

Mais notícias

-

Palácio Piratini dá início à obra de revitalização dos pisos da Casa Civil

O carp e te vermelho que por muito tempo compôs parte do s ambiente s da Casa Civil, no Palácio Piratini, foi re movido na segunda-feira (5/2) , marcando o início de uma nova etapa d e revitalização da sede do governo....

IMG 20240208 WA0013

Palácio Piratini se une ao trabalho de conservação do Colégio Estadual Paula Soares

O governador Eduardo Leite visitou, nesta quinta-feira (8/2), o Colégio Estadual Paula Soares, instituição histórica vizinha do Palácio Piratini há quase um século. No local, servidores que cuidam do Complexo do Palácio...

-

Palácio Piratini passa por escaneamento a laser para adoção da metodologia BIM

Foi concluído na última semana o processo de escaneamento a laser das superfícies externas e dos ambientes internos do Palácio Piratini. O procedimento tem por objetivo a adoção da tecnologia BIM ( Building Information Modeling , ou modelagem da...

Palácio Piratini