Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Iniciada obra de requalificação de terraço do Palácio Piratini

-
Trabalhos iniciaram com a remoção do piso antigo. - Foto: Álvaro Bonadiman

O primeiro mês do ano marcou o início de mais uma etapa do trabalho de conservação do Palácio Piratini. No último dia 8, foi iniciada a obra de requalificação do terraço da Ala Residencial. A iniciativa faz parte do Projeto Gras, um dos sete pacotes de melhorias atualmente em andamento na sede do governo estadual.

O principal objetivo da intervenção é solucionar problemas de infiltrações que atingem parte da edificação. A atual proteção contra umidade foi colocada sobre a Ala Residencial ainda na década de 1990. Desde então, nenhuma outra obra foi realizada com esta finalidade no local.

Em um primeiro momento, as equipes retiraram camadas da cobertura, que serão refeitas juntamente com um novo revestimento impermeabilizante. Em paralelo, os profissionais também realizam uma avaliação dos pontos mais críticos para guiar a colocação da nova proteção.

Além da troca da superfície do terraço, as claraboias que ficam no local também estão recebendo atenção. Essas aberturas passarão por ajustes para evitar a entrada de umidade.

Todo o processo deve durar entre quatro e oito meses. As obras são realizadas pela empresa Arquium Construção e Restauro, com a coordenação de servidores do Departamento de Conservação e Memória do Patrimônio Cultural do Palácio.

Sobre o Projeto Gras

O projeto, iniciado em 2023, traz no nome a referência a Maurice Gras, arquiteto francês responsável pelo projeto do Palácio Piratini. Além da recuperação do terraço, a iniciativa ainda contempla toda a requalificação do 4º andar da Ala Governamental, ambiente no qual atuam servidores do Gabinete do Governador e da Casa Militar, atualmente com 80% dos trabalhos já concluídos, e a climatização do Salão de Verão e do Salão Oval, na Ala Residencial, já finalizada.

Mais notícias

Fachada 1005

Prédio 1005 tem fachada e estrutura interna revitalizadas

O prédio da Secretaria da Casa Civil, localizado na Rua Duque de Caxias, número 1005, no Centro de Porto Alegre, vem recebendo melhorias realizadas com o propósito de requalificar a edificação histórica, que faz parte do Complexo Palácio Piratini. As...

Imagem tema do episódio foi registrada nos anos 2000. - Foto: Acervo Fotográfico e Audiovisual do Palácio Piratini/MuseCom - Colorida por IA

A série Retratos da História homenageia os povos indígenas

A presença e importância dos povos indígenas foram retratadas em mais um episódio da série Retratos da História. O episódio desta sexta-feira (19/4), data que celebra os povos originários, relembrou momentos em que lideranças indígenas estiveram...

-

Reforma do quarto pavimento do Palácio Piratini entra na reta final

O quarto andar da Ala Governamental, espaço de uso administrativo do Palácio Piratini, e ntrou na fase final de requalificação. E m andamento desde janeiro de 2023, a obra passa pelos últimos ajustes, que incluem tratamento de...

Palácio Piratini