Palácio Piratini apresenta investimento inédito de 3 milhões de reais na consevação do patrimônio
O projeto visa ações de conservação e restauro da edificação

A partir desta terça-feira, 19, o Palácio Piratini inicia uma parceria com o Estúdio Sarasá para a conservação e restauro do prédio. O investimento para o projeto será de três milhões de reais. Dentre as ações que serão realizadas está a conservação e o tratamento das fachadas sul da Ala Governamental e Ala Residencial; a restauração dos portões de gradil e das persianas da Ala Residencial; a pintura dos Salões dos Espelhos, Banquetes, Oval e dos Vestíbulos principais da Ala Governamental; a limpeza dos pisos em pedra portuguesa e mármore de carrara e a reforma de dois banheiros.
Investimentos | Palácio Piratini
Investimentos | Palácio Piratini Crédito: Palácio Piratini
Nos últimos anos, o Núcleo de Conservação e Memória do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini trabalha para manter o prédio centenário em ordem com as equipes de manutenção fixas. Em 2022, investimentos serão feitos e os recursos vão dar luz a projetos complexos com mão de obra especializada. São ações inéditas que garantirão ainda mais a salvaguarda deste espaço que acolhe diariamente os rumos do Rio Grande.
O Palácio Piratini é um prédio importante na paisagem urbana de Porto Alegre e singular na arquitetura do Estado. Todo o complexo situado no Centro da capital compreende cerca de 10 mil m² de área construída e, no auge de seus 100 anos, está pulsando como uma estrutura pública que preserva seu patrimônio e sua memória.
Texto: Ana Julia Zanotto
Edição: Stéfani Fontanive