Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Piratini se une ao trabalho de conservação do Colégio Estadual Paula Soares

IMG 20240208 WA0013
Mutirão realizado marca início de processo de revitalização da escola. - Foto: Álvaro Bonadiman

O governador Eduardo Leite visitou, nesta quinta-feira (8/2), o Colégio Estadual Paula Soares, instituição histórica vizinha do Palácio Piratini há quase um século. No local, servidores que cuidam do Complexo do Palácio realizam desde segunda-feira uma força-tarefa para renovar ambientes da escola, que atende alunos dos ensinos Fundamental e Médio. A iniciativa marca a adoção oficial da instituição pela sede do governo e também o início dos trabalhos de restauração da escola, que seguirão durante o ano, em conjunto com a Secretaria de Obras Públicas (SOP), por meio da Subsecretaria de Obras da Educação, e a Secretaria da Educação (Seduc). 

As ações estão sendo executadas em vários setores do prédio para recepcionar os estudantes no início do novo ano letivo, que começa no próximo dia 19. As intervenções incluem limpeza de áreas internas e externas, ajardinamento, limpeza e repintura da quadra poliesportiva e da pracinha, além da reforma completa de uma das salas. 

-
Leite visitou os locais que passam por melhorias. - Foto: Maurício Tonetto

“São obras, pinturas e revitalizações a partir de um primeiro esforço de colocarmos a equipe técnica, que ajuda a deixar o Palácio Piratini bonito e está ajudando a deixar o Colégio Paula Soares ainda mais bonito. A gente vai acompanhar esse processo ao longo do ano e a comunidade escolar pode ter certeza de que estamos juntos para que o colégio fique do jeito que ele merece”, disse o governador. 

A iniciativa antecede uma revitalização mais ampla. A ideia é que uma segunda etapa de obras contemple todos os ambientes do prédio, assim como o seu entorno. Um planejamento completo já está em desenvolvimento por equipes do Palácio Piratini e da Secretaria de Obras Públicas. 

Durante a visita, a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, explicou os próximos passos. "Para dar continuidade a esta primeira iniciativa, iremos começar a atuar com um processo inovador de contratação que agilizará a solução dos demais problemas no prédio da escola".  

Parceria se construirá também em sala de aula 

A adoção do Colégio Paula Soares pela sede do governo tem como um dos objetivos unir a expertise em intervenções nos equipamentos históricos do Piratini ao trabalho que vem sendo feito na área da Educação, além de também estimular políticas de preservação do patrimônio dentro da escola.   

"A adoção do prédio é um ato simbólico. O Governo do Estado está investindo pesado na requalificação da infraestrutura da educação estadual, e a nossa intenção é contribuir com isso, através da nossa equipe, que vem realizando um trabalho de requalificação do Complexo Palácio Piratini. Já que estamos tratando de uma escola com estrutura singular, como a que temos aqui, e por termos história e convivência entrelaçadas por mais de um século, é uma maneira de unirmos forças e de levarmos a educação patrimonial também para dentro do ambiente escolar, para os estudantes e professores, avaliou o diretor executivo da Secretaria Executiva de Gestão do Complexo Palácio Piratini, Mateus Gomes. 

-

À frente da direção da escola há cinco anos, Ivalcir Longaretti Chaves comemorou a renovação em andamento. “Está sendo uma injeção de ânimo para nós. É o que estamos precisando, animar o aluno, animar o professor para que esse seja um ambiente que as pessoas gostem de vir 

O sentimento é compartilhado por Lenara dos Santos Ferreira, há um ano na vice direção. “Ver o prédio em tão pouco tempo passando por essa movimentação dá um gás e deixa a gente bastante motivado, com vontade de ver como vai ficar no final. A gente está encantada”, comemorou.  

 

Sobre o Colégio Estadual Paula Soares 

O Colégio Estadual Paula Soares está localizado na Rua General Auto, na lateral do Palácio Piratini, no Centro Histórico de Porto Alegre. As obras de construção do colégio começaram em 1918, dois anos antes da inauguração da atual sede do governo. O espaço onde foi erguida a edificação, uma área de cerca de 2.400 metros quadrados, pertencia, originalmente, ao Executivo e era usado como depósito.  

O prédio foi projetado em estilo neoclássico pelo engenheiro Teófilo Borges de Quadros e inicialmente foi utilizado como curso anexo à Escola Complementar de Porto Alegre, à época situada na Rua Duque de Caxias. Em 1927, por meio de decreto, a instituição ganhou autonomia e passou a se chamar Colégio Elementar Paula Soares. O nome escolhido foi uma homenagem ao professor Francisco de Paula Soares, que por anos trabalhou como diretor da Escola Normal de Porto Alegre, atual Instituto de Educação. 

Ao longo das décadas seguintes, a escola recebeu denominações diferentes, em virtude de alterações na legislação. Em 1955, um decreto alterou o nome para Ginásio Estadual Feminino Paula Soares. Anos depois, foi unificado ao Colégio Estadual Pio XII. Entre outras mudanças, a escola recebeu o atual nome de Colégio Estadual Paula Soares em 11 de dezembro de 2000.  

Texto: Bruna Linhares (Ascom Palácio Piratini)/ Ariel Engster (Ascom SOP)

 

 

 

 

 

Mais notícias

-

Palácio Piratini dá início à obra de revitalização dos pisos da Casa Civil

O carp e te vermelho que por muito tempo compôs parte do s ambiente s da Casa Civil, no Palácio Piratini, foi re movido na segunda-feira (5/2) , marcando o início de uma nova etapa d e revitalização da sede do governo....

-

Palácio Piratini passa por escaneamento a laser para adoção da metodologia BIM

Foi concluído na última semana o processo de escaneamento a laser das superfícies externas e dos ambientes internos do Palácio Piratini. O procedimento tem por objetivo a adoção da tecnologia BIM ( Building Information Modeling , ou modelagem da...

-

Iniciada obra de requalificação de terraço do Palácio Piratini

O primeiro mês do ano marcou o início de mais uma etapa do trabalho de conservação do Palácio Piratini. No último dia 8, foi iniciada a obra de requalificação do terraço da Ala Residencial. A iniciativa faz parte do Projeto Gras, um dos sete pacotes...

Palácio Piratini